Formigamento e dormência nas mãos?

banner STC


Estas são queixas frequentes nas mãos de muitos pacientes. Podem ser causadas por alterações anatômicas, traumas ou compressões de nervos ou vasos sangüíneos, tumores, associadas a outras doenças ou a certas atividades manuais, efeito colateral de uso de certas medicações, etc. E uma das causas mais comuns é uma doença chamada Síndrome do Túnel do Carpo (STC).

A STC é causada pela compressão de um nervo, o Nervo Mediano, no punho. Este é responsável pela sensibilidade da região palmar do polegar, indicador, médio e parte do anelar; além de inervar a musculatura do polegar, responsável pelo movimento do oponência do polegar.

O nervo é comprimido numa região do punho chamada Túnel do Carpo. Ele é formado pelos pequenos ossos do punho e por um ligamento, o ligamento transverso do carpo. Dentro deste túnel passam alguns tendões e o Nervo Mediano.

imagem demonstrando a doença

Devido a pequena capacidade de ceder espaço, qualquer estrutura ou doença que venha a aumentar a pressão dentro do túnel vai levar a uma compressão do Nervo Mediano.

Os sinais e sintomas mais frequentes dos paciente com STC são dor, formigamento ou dormência nas mãos. Perda da sensibilidade e habilidade de movimentos finos da mão como abotoar um botão. É muito frequente o paciente com STC se queixar de perda de força ou que os objetos caem com facilidade das mãos. Os sintomas noturnos são bem comuns também, chegando a acordar durante o sono comprometendo muito a qualidade de vida.

imagem de mãos com STC

O diagnóstico da STC é clínico, ou seja, através da anamnese, quando se relata ao médico as queixas, e do exame físico, com auxílio de testes específicos. Alguns exames complementares, como a ultrassonografia e a eletroneuromiografia podem ser úteis no diagnóstico.

O tratamento pode ser conservador, com uso de medicações orais ou injetáveis e infiltrações ou cirúrgico. Para maiores informações consulte com um médico especialista, um Cirurgião da Mão.

 

Autor: Dr. André Luís Ribas de Abreu